Subscribe Twitter

17 dezembro, 2011

Saúde dos Pés



Geralmente esquecidos, os pés também exigem cuidados especiais.
O cuidado com os pés não é só uma questão de estética, mas principalmente uma questão de saúde. Calos, fissuras, unha encravada, micoses são apenas alguns dos males que – se não forem tratados – podem se tornar problemas graves.
No verão, esse cuidado tem que ser redobrado. É importante que pés e sapatos sejam periodicamente inspecionados e higienizados. Os pés devem ter suas unhas aparadas de maneira reta, com cortadores especialmente desenhados para tal, deixando-as levemente maiores que as pontas dos dedos.
Um ponto importante é ficar atento à secagem entre os dedos, para evitar a propagação de fungos e bactérias. Outra medida, é mantê-los sempre que possível bem arejados; forros de sapatos em couro ajudam os pés a “respirar”.
Segundo a podóloga Daniela Mossner, que trabalha num núcleo especializado de podologia em Florianópolis, a Maxipé, é fundamental que os pés tornem-se alvos permanentes de cuidados. “O descuido com os pés pode refletir na saúde do corpo inteiro”, afirma.
O podólogo é o profissional da saúde treinado para cuidar dos pés. Derivada do grego, que traduzido ao pé da letra quer dizer ciência que estuda o pé, a podologia não se resume só a isso, mas sim ao estudo do membro inferior em geral, da coluna vertebral e todas as enfermidades que possam afetar, desde um pequeno calo até a alterações ósseas importantes.
Sapatos inadequados são responsáveis por 90% das doenças dos pés. Ter em mente este fato na hora da compra significa prevenir o incômodo de pisar sentido dor. Flexibilidade da sola, material macio, bico amplo e salto em torno de três centímetros são características básicas de um sapato “saudável”.

1 comentários:

mageeradebaugh disse...

MicroTouch Titanium trim - Titsanium Art
MicroTouch Titanium trim. by Titanium Art. This rocket league titanium white is a titanium banger textured, textured samsung titanium watch plastic titanium dioxide sunscreen resin with a textured plastic surface. titanium 3d printer

Postar um comentário